A Cultura Da Capoeira: resistência, tradição expressão brasileira
- Identidade em Foco

- 28 de nov.
- 1 min de leitura
Atualizado: 29 de nov.
Por Maria Eduarda Da Silva – Com base em informações De Lucas Afonso

Jogar capoeira ou a dança da guerra, Rugendas, Rio de Janeiro, 1830.
A capoeira é uma manifestação cultural afrobrasileira que envolve elementos de dança, arte marcial, música, jogo e religiosidade.
No contexto colonial brasileiro, a capoeira teve sua origem a partir dos povos afrodescendentes escravizados como forma de resistência à opressão dos chamados "senhores" (escravocratas), tornando-se, portanto, uma estratégia para manter sua identidade cultural. Acredita-se que o início da expressão se deu no período de formação dos quilombos, comunidades de escravizados que fugiam das violências a que eram submetidos.
Essa prática é dividida em duas principais características, que são Angola e regional. Enquanto a primeira busca resgatar a herança africana, a segunda recebe artes marciais e é vista nas academias.
A capoeira é composta por praticantes tocadores, com movimentos corporais e cantos. A música também é um elemento essencial da capoeira e pode possuir diferentes toques e temas. Entre os movimentos da capoeira, também temos a forma de música e instrumentos, sendo que alguns são atabaques, agogô, pandeiro, entre outros.
Hoje em dia, a capoeira colabora para o fortalecimento da autoestima e da consciência corporal. Além disso, ela contribui para o desenvolvimento de habilidades sociais e emocionais. Por tudo isso, acaba se tornando uma prática muito importante, uma vez que também traz mais conhecimento sobre sua cultura e seu significado.



%2015_37_edited.jpg)



Comentários